AS CONSEQUÊNCIAS DE UM CLIENTE INSATISFEITO

Trabalhar nos tempos de hoje requer muito mais zelo pelo cliente do que alguns anos atrás, isso porque com o avanço da internet o estrago em uma marca ou produto pode ser até mesmo instantânea. Quem tem dúvidas ao comprar, vai aceitar e ouvir as críticas, esse é um processo normal do ser humano, então por mais que um vendedor, a empresa tente fazer a opinião de outros consumidores tem um peso muito maior.

Estudos apontam que as pessoas confiam em tudo que vê na internet, não param e as vezes não tem tempo para checar outras fontes, se tiver uma recomendação negativa, este futuro cliente escolhe não arriscar e procura outro fornecedor.

O cenário ideal é não ter em nenhum momento algum cliente insatisfeito, sabemos que em alguns ramos pela quantidade e alguns outros fatores, pode ser mais complicado cumprir uma meta desafiadora, mas caso ocorra trate o assunto com a máxima prioridade para minimizar os efeitos negativos.

Por experiência ouvir críticas faz crescermos como pessoa e como negócio, a grande sacada é saber ouvir o cliente e buscar as soluções sem a intenção de tirar proveito de toda a situação, mostrar a integridade e aperfeiçoar todo o processo.

Sempre analisamos reclamações como negativas, mas eu vejo como ponto de melhoria, quando assumimos a responsabilidade e buscamos encontrar realmente a causa do problema, modificamos um processo defeituoso por um processo otimizado.

As consequências de um cliente insatisfeito nos tempos de hoje são terríveis, em tempo de redes sociais e transmissões ao vivo, tudo ponde acontecer e ter a plena certeza de agir rápido pode ser a melhor solução para evitar um desgaste ainda maior, com o atual cliente e como os futuros clientes que buscam referências na internet.

Opa… como vai? Tem conseguido aproveitar as dicas diárias que eu tô enviando? Espero que sim 😉

A dica de hoje é bem IMPORTANTE.

Veja bem, no livro Marketing 3.0, o autor Philip Kotler diz que 70% dos consumidores acreditam nas opiniões dos clientes postadas na internet.

Então, se você tiver um cliente insatisfeito e ele reclamar publicamente na internet, 70% das pessoas confiarão nele, mesmo que seja um comentário falso, por exemplo.

A maioria das pessoas realmente confia em quase tudo o que vê na internet…

A minha recomendação é que você cuide bem dos seus clientes e caso tenha algum cliente insatisfeito, tente resolver da melhor forma possível.

Você pode evitar uma grande dor de cabeça no futuro…


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